Há um mito comum disseminado entre aqueles que não entendem o funcionamento do SEO de que as agências especializadas podem alcançar o sucesso para você da noite para o dia. As agências podem até prometer que o colocarão na primeira página dos resultados de busca do Google instantaneamente, porém, fica aqui a dura verdade: não importa o quão grande seja a agência de SEO, ela não pode garantir um resultado rápido.

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As pessoas frequentemente cometem um erro ao pensar que a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO, sigla em inglês) irá transformar seu site da noite para o dia. Claro, é verdade que o SEO tem potencial para influenciar o seu site, mas isso é um processo de longo prazo. A maioria dos entusiastas de SEO raramente dizem que a única maneira de aproveitar todos os benefícios do SEO é ter paciência e compreender todo o complexo de fatores que torna o SEO eficaz.

Igor Gamanenko, gerente de sucesso do cliente da Semalt Digital Services, explica as principais verdades sobre SEO que você deve saber.

SEO é complexo

Existem muitos fatores que entram em jogo antes que o seu site consiga atingir o topo das páginas de resultados do motor de busca do Google (também conhecidas como SERPs). Afinal, o Google possui mais de 200 parâmetros de classificação, os quais estão continuamente sendo alterados. Ao trabalhar de forma consistente em cada um deles, é possível romper o círculo vicioso e experimentar ações para verificar o que gera bons resultados e o que não funciona.

Uma das coisas que mais dificulta a classificação das páginas de resultados do Google é que o buscador efetua continuamente modificações em seus algoritmos sem anunciar quais são essas mudanças. Quando o Google faz essas alterações, raramente as anunciam ao público. Como resultado, os especialistas em SEO precisam se perguntar o que vai ser bem rankeado e o que não vai.

Uma vez que o algoritmo muda, os melhores especialistas em SEO precisam coletar dados de vários sites para analisar o que foi alterado. Após analisar esses dados é que será possível tomar decisões baseadas no que foi alterado e sobre como responder a essas mudanças.

SEO é uma mistura de Ciência e Arte

Aprender sobre o funcionamento do rankeamento de SEO requer muito trabalho e pesquisa. É preciso auditar o site e criar conteúdos amigáveis ao Google. Esses dois fatores são os pilares que tornam o trabalho de SEO complexo. Mas, infelizmente, não existem atalhos para prosperar no mundo digital.

SEO é um trabalho de longo-prazo

A primeira página do Google é um alvo em constante movimento. Isso significa que não há garantias de quem, entre o seu site e os de seus concorrentes, atingirá ou não o topo do ranking.

Agora você compreende porque o trabalho de SEO é tão complexo e porque toma tanto tempo para ser desenvolvido. Mas, afinal, como podemos definir metas realistas para obter credibilidade e resultados a longo-prazo?

Somente quando você olhar o SEO como uma meta de longo-prazo é que você poderá ver a vantagem. Para construir uma base melhor, tenha em mente que SEO só funciona com base em objetivos de longo-prazo. Para torná-lo mais eficaz, oriente os seus esforços em SEO de forma a direcionar mais audiência para o seu site e fazer mais vendas dentro de um período específico de tempo.

SEO requer investimentos

Um bom trabalho de SEO requer grandes investimentos, tanto de sua equipe como de recursos. Quando você investir tempo e esforço e impulsionar recursos, você receberá um retorno multiplicado no final do dia.

Os objetivos do SEO estão mudando

Uma vez entendida a importância do SEO como um fator determinante para o crescimento do negócio, não há como desenvolver um planejamento estático para ele. Para manter-se na onda, é preciso continuar reavaliando o seu SEO anualmente. E, para obter melhores resultados, considere reavaliá-lo trimestralmente.

Se você contratar uma boa empresa de SEO ela imediatamente irá informá-lo de que não será possível entregar resultados da noite para o dia. Assim, e estabelecidas as regras de engajamento, mantenha uma linha aberta de comunicação sobre as expectativas e os resultados almejados, para evitar mal-entendidos.

Embora não seja um processo da noite para o dia, o SEO é algo em que você deve investir, pois os resultados valem o esforço. E quando você define expectativas realistas e entende como o sistema funciona, você está no caminho certo para obter os melhores retornos sobre o investimento em SEO